CSS Hamburger Menu






Processo

A Burgeon possui um especialista responsável pelo Controle de Qualidade da empresa, certificado pela SCAA (Specialty Coffee Association of America) como Q Grader. Para garantir e comprovar a qualidade do produto que exporta, a Burgeon utiliza os padrões e protocolos da SCAA, um dos órgãos mais respeitados no mercado de cafés especiais do mundo.

O trabalho da empresa começa com uma pesquisa de produtores de café para serem parceiros, que respeitem as técnicas de sustentabilidade e condições de trabalho, nas principais regiões produtoras de cafés do Brasil, como Minas Gerais e Espírito Santo.
No entanto, a Burgeon está em processo de expansão de suas atividades para outros locais, como a Chapada Diamantina, na Bahia, e a região de Alta Mogiana, em São Paulo.
A qualidade do café especial começa com o manejo correto da plantação e colheita seletiva. Por isso, a Burgeon presta consultoria aos produtores, para que aprimorem seus processos produtivos, como cultivo, colheita, secagem, manejo e armazenamento, a fim de que explorem todo o potencial do produto/propriedade. A empresa promove ainda workshops, para que os agricultores se aproximem das outras etapas que envolvem o café especial, como prova, classificação e torrefação.

Na Burgeon

A Burgeon é responsável pelo beneficiamento, prova e classificação do café, de acordo com a SCAA. Leva em consideração os seguintes itens: - padrões: do grão verde, para cupping, da torrefação e temperatura correta da água; - protocolos: de classificação e separação do grão verde, cupping e temperatura. Antes que consumidores no mundo inteiro provem o produto comercializado pela Burgeon, nosso especialista realiza um método rígido de beneficiamento (um trabalho minucioso, em que cada grão é analisado), prova e classificação. As amostras de café são analisadas tanto no aspecto físico (coloração) quanto no sensorial, e avaliadas com base no aroma, sabor, retrogosto, acidez, corpo, equilíbrio, doçura, uniformidade, eventual presença de defeitos e overall (opinião do provador). Cada passo recebe pontos e, após todo o procedimento, é contabilizada a pontuação final. Acima de 80, o café é classificado como especial. E pode ainda ser considerado como muito bom, excelente ou excepcional.

Clientes

A maioria dos clientes da Burgeon prima por acompanhar de perto toda a produção do café, portanto, vêm para o Brasil conhecer as propriedades, suas características, condições de trabalho e se estão localizadas em cidades que oferecem qualidade de vida à população e que se preocupam com a preservação ambiental. Eles também prezam por conversar com os trabalhadores rurais, saber quem são os responsáveis pelo plantio de uma matéria-prima de tanta qualidade!

A Burgeon garante que o produto provado pelos clientes no Brasil é o mesmo (e com a mesma qualidade!) que chega em outros países, até os importadores, torrefadores ou baristas. Para isto, o café é armazenado adequadamente e passa por provas periódicas até deixar o Brasil, rumo a países como Argentina, Coreia do Sul, Alemanha e Austrália.